Psicologia e Psicoterapia Currículo

Formação Académica

Licenciatura em Psicologia (ramo Clínico) concluida em Novembro de 1981.

"Diplôme d'Etudes Approfondies: Sciences Sociales Appliquées aux Développements - Education et Développements", concluido após defesa de tese de D.E.A. em 1988, na Université François-Rabelais, França Equivalência a Mestrado Concedida pela FCT da Universidade Nova de Lisboa.

Formação Profissional

Psicanálise Didáctica.

Grupanálise Didáctica.

Curso de Formação em Psicanálise ministrado pela Instituto de Psicanálise de Lisboa sob coordenação da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

Curso de Formação em Psicoterapia Grupanalítica ministrado pela Sociedade Portuguesa de Grupanálise.

Especialista pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica nas áreas de Psicoterapia e de Avaliação Psicológica.

Actividade Docente Universitário

Docente na Secção de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa entre Novembro de 1986 e Setembro de 1998. Aqui leccionou Disciplinas de Licenciatura e de Mestrado nas áreas de Psicologia, de Ciências da Educação e de Metodologias de Investigação. Foi responsável pela orientação de Teses de Mestrado. Foi Coordenador de Projectos de Investigação aprovados e financiados pela JNICT (actual FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Docente na Universidade de Évora entre Outubro de 1998 e Setembro de 2000. Leccionou Disciplinas da Licenciatura em Psicologia nas áreas de Psicologia e de Metodologias de Investigação.

Actividade como Formador em Psicologia Clínica e Psicoterapia

Responsável no âmbito da Formação proporcionada pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, em vários momentos, por Seminários de Formação, dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Curso de Formação em Psicoterapia. Salientam-se os Seminários “Introdução à Técnica Psicoterapêutica”, “Mecanismos de Defesa e Técnica Psicoterapêutica”, “Psicoterapias de Longa Duração”, “Transferência, Resistência e Interpretação”, “Seminários Clínicos” e “Seminários de Reflexão Epistemológica sobre Psicoterapias Dinâmicas”. Esta actividade estende-se desde 1990 até à actualidade.

Credenciado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica para o Exercício da Prática de Supervisão, nas áreas de Avaliação Psicológica e de Psicoterapia.

Prática Profissional em Psicologia Clínica e Psicoterapia

Desde Abril de 1983 que se dedica à Prática Privada como Psicólogo Clínico e Psicoterapêuta tendo ao longo de toda a sua actividade trabalhado com um grande número de pacientes. Aqui se incluem intervenções no domínio da Avaliação Psicológica, Psicoterapia Individual, Psicoterapia Grupanalítica e Psicanálise. Consolida assim uma experiência clínica de mais de 25 anos.

Refira-se que a experiência clínica se desenvolveu em contacto com pacientes pertencentes aos mais variados grupos etários: crianças em fase escolar ou pré-escolar, jovens pré-adolescentes ou adolescentes e adultos, e com as mais variadas problemáticas explícitas ou latentes.

Cargos Institucionais Associativos

Em vários momentos desempenhou cargos institucionais associativos, referenciando-se os de Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica - de que foi membro fundador - e de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da mesma. Também o de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato Nacional dos Psicólogos. Actualmente é membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Supervisão em Psicologia e Psicoterapia

Credenciado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica para o Exercício da Prática de Supervisão, nas áreas de Avaliação Psicológica e de Psicoterapia.

Experiência Clínica

Experiência Clínica de mais de 25 anos com pacientes pertencentes aos mais variados grupos etários e intervenções no domínio da Avaliação Psicológica, Psicoterapia Individual, Psicoterapia Grupanalítica e Psicanálise.

Consultório - Lisboa

Endereço :
Av. das Forças Armadas, 4, 5º A - 1600-082 Lisboa

Telefone: 218 241 476 - 912 274 701

 

Associações de que é Membro

Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica

Sociedade Portuguesa de Psicanálise

Ordem dos Psicólogos Portugueses - Membro Efectivo - Cédula Profissional Nº 3202

Carteira Profissional nº 665, emitida em 03/05/1983