Clinica Especializada em Psicologia

Psicoterapia

A psicoterapia por nós praticada baseia-se nos príncipios desenvolvidos pela psicologia psicanalítica - psicoterapia psicodinâmica ou psicoterapia psicanalítica.

O processo psicoterapêutico é - sucintamente - um processo relacional. Neste processo procura-se, através das associações do paciente e da compreensão das mesmas, que lhe é devolvida pelo psicoterapêuta, harmonizar os sistemas psíquicos de forma a promover uma melhor vivência psicológica. Visa a resolução do sofrimento psíquico, existencial e sintomático.

O objectivo final da psicoterapia é devolver (ou desenvolver) a qualidade de vida, com as naturais implicações na autonomia e na capacidade de viver bem quotidianamente.

A psicoterapia tem uma frequência a acordar, de acordo com o que seja adequado para o paciente, e com as suas disponibilidades.

Psicanálise

A psicanálise consiste numa investigação aprofundada com o paciente sobre a natureza do seu sofrimento ou perturbação. Digamos que é, de entre os processos psicoterapêuticos, o processo mais complexo e profundo que um paciente pode encontrar.

Diferencia-se da psicoterapia psicanalítica - embora partilhando os objectivos intermédios - quer pelos seus aspectos técnicos específicos (por exemplo o número mínimo de sessões semanais), quer pelo objectivo de maior exaustividade na investigação do inconsciente.

Sendo particularmente indicada a futuros profissionais da área psicoterapêutica, é igualmente indicada a pacientes que desejem o maior aprofundamento possível na compreensão dos seus processos mentais, com o natural ganho em equilíbrio psicológico, lucidez e eficiência pessoal.

Consulta de Psicologia Clínica

A Consulta de Psicologia Clínica é a primeira e mais simples forma de contacto quando a pessoa em sofrimento não sabe "o que se passa", ou o que é adequado fazer face ao seu estado.

Nessa consulta o Psicólogo Clínico avaliará a necessidade de avaliações complementares (avaliação com testes) ou a indicação psicoterapêutica a recomendar, se for esse o caso.

Pode ser necessária mais de uma consulta para aprofundamento da compreensão da queixa do paciente e elaboração da indicação adequada.

Avaliação Psicológica

Em casos particulares, quer com crianças quer com jovens ou adultos, pode ser indicada a avaliação com provas psicológicas (vulgarmente designadas por testes). Esta avaliação destina-se a proporcionar ao Psicólogo os meios necessários - complementares à consulta - para estabelecer um diagnóstico correcto, quando a avaliação clínica não é suficiente.

Noutras situações a Avaliação Psicológica pode derivar de pedidos de outros profissionais ou instituições, sendo então efectuada de acordo com o pedido ou as necessidades.

Uma utilização comum, e útil, em particular em crianças e jovens, é a avaliação das capacidades intelectuais. Esta avaliação não deve ficar pelo simples Q.I., mas, se competentemente efectuada, delinear as áreas "fortes" do ponto de vista cognitivo, bem como as áreas menos dotadas. Por vezes esta avaliação permite também o rastreio de patologias ou dificuldades, presentes de forma pouco acentuada, e o encaminhamento para um diagnóstico mais aprofundado ou para um procedimento psicoterapêutico.

Uma outra utilidade radica no autoconhecimento, na medida em que certos instrumentos de avaliação psicológica, como por exemplo o Teste de Rorschach - Sistema Integrativo - permitem uma visão aprofundada da forma como cada pessoa está organizada e como se mobiliza na sua "interpretação" do mundo envolvente. Pode daí derivar a compreensão da necessidade de um processo psicoterapêutico - psicoterapia estrita ou psicanálise - para uma optimização do desenvolvimento pessoal.

Supervisão - Apenas para Psicólogos

Tal como é sabido, a prática inicial em Psicologia Clínica e em Psicoterapia deve ser acompanhada de uma formação adequada, bem como de uma supervisão.

A supervisão, é a par com a prática clínica e o processo psicoterapêutico pessoal, um dos elementos que fazem evoluir o clínico em formação. Para tal é importante que o supervisor tenha tido ele próprio uma formação cuidada e de preferência uma experiência substancial nas áreas que supervisiona, bem como qualidades didácticas adequadas ao modelo clínico e psicodinâmico.

A supervisão que disponibilizamos, baseia-se na nossa formação e experiência profissional, de mais de 25 anos, na experiência docente académica e na experiência como formador e supervisor da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Esta Supervisão pode mais tarde vir a ser considerada para efeitos dos Cursos de Formação da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, quando o supervisando os venha a frequentar.

A supervisão pode ser individual ou em pequenos grupos (até 3 elementos), sendo a periodicidade a determinar consoante os objectivos e a intensidade de trabalho do(s) supervisando(s). »» marcar entrevista

Psicoterapia e Psicanálise para Psicólogos

Atendendo aos custos elevados de uma formação cuidada é disponibilizada a possibilidade de acordos especiais em preços (extensível a estudantes de Psicologia).

O valor a pagar por sessão será definido caso a caso, consoante os objectivos do candidato, a frequência, o tipo de processo (psicoterapia ou psicanálise) e a disponibilidade de horários do mesmo.

Solicite uma entrevista para avaliação da sua situação. Esta entrevista inicial não implicará qualquer pagamento ou compromisso. »» marcar entrevista

Experiência Clínica

Experiência Clínica de mais de 25 anos com pacientes pertencentes aos mais variados grupos etários e intervenções no domínio da Avaliação Psicológica, Psicoterapia Individual, Psicoterapia Grupanalítica e Psicanálise.

Psicanálise

Sendo particularmente indicada a futuros profissionais da área psicoterapêutica, é igualmente indicada a pacientes que desejem o maior aprofundamento possível na compreensão dos seus processos mentais, com o natural ganho em equilíbrio psicológico, lucidez e eficiência pessoal.

Supervisão

A supervisão, é a par com a prática clínica e o processo psicoterapêutico pessoal, um dos elementos que fazem evoluir o clínico em formação. Para tal é importante que o supervisor tenha tido ele próprio uma formação cuidada e de preferência uma experiência substancial nas áreas que supervisiona, bem como qualidades didácticas adequadas ao modelo clínico e psicodinâmico.

Consultório - Lisboa

Endereço :
Av. das Forças Armadas, 4, 5º A - 1600-082 Lisboa

Telefone: 218 241 476 - 912 274 701

 

Associações de que é Membro

Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica

Ordem dos Psicólogos Portugueses - Membro Efectivo: Especialista em Psicologia Clínica e Especialidade Avançada em Psicoterapia - Cédula Profissional Nº 3202

Carteira Profissiona nº 665, emitida em 03/05/1983